19.3.07

Variáveis

A maior qualidade de uma pessoa é sempre o seu maior defeito. Dizem que a beleza está nos olhos de quem vê, mas esse efeito vai muito além do que define o que é belo e o que é feio.

Jacir é um senhor elegante, companheiro e fiel. Sua esposa, Luiza, não poderia encontrar parceiro melhor. Luiza vê em seu marido uma pessoa que está sempre com ela, ela precisando de ajuda ou não.

Almoço na casa do casal:
- Couve, Luiza?
- Já me servi, amor. Obrigada.
- Se quiser, eu te alcanço o prato.
- Está bem, amor.
- Vou pegar um copo d'água, quer também?
- Sim, mas não gelada.
- Aqui está.
Os dois sorriem, felizes. São um casal adorável. Não, Luiza não poderia encontrar parceiro melhor.

Mas nem todos compartilham o ponto de vista de Luiza. Vitório, o chefe de Jacir, o vê como uma pessoa que está sempre com ele, ele precisando de ajuda ou não.
No escritório:
- Senhor Vitório, o homem que forneceria as tampas de bueiro para o novo loteamento está na linha, quer falar contigo.
- Existe uma pessoa só para fornecer as tampas de bueiro?
- Eu acho que já li isso em algum lugar...
- De qualquer forma, fale que eu não estou.
- Ele não está – e o homem do outro lado da linha responde alguma coisa e desliga – Senhor Vitório, ele quer marcar uma reunião contigo essa semana. Diz que é importante.
- Confira na minha agenda e marque.
- O senhor prefere algum dia em especial?
- Qualquer horário livre está formidável.
- Terça-feira pode ser?
- Tanto faz, Jacir.
- Eu posso marcar para quarta-feira, também.
- Tanto faz, Jacir.
- Quarta-feira, então.
- Formidável, Jacir.
- Então tá marcado. Quarta-feira.
- Está bem, Jacir!
Vitório pensa em demitir Jacir. É um funcionário incômodo.

Para Luiza, um gentleman. Para o chefe, um chato. A chatice está nos olhos de quem vê.


o.o.o.O.o.o.o

Reinar. Mandar e ser obedecido, o poder por qual muita gente daria um olho. Curiosamente, James era um rei cego. Ter súditos e servos, para ele, não era muito importante. O poder mais admirado por James era o de ter o povo sempre prestando atenção em suas atitudes, sempre obrigado a lhe ouvir.

Por ser cego, James sempre apreciou muito a música. Começou ouvindo os músicos da corte, em seus tempos de príncipe. Com pena do pobre príncipe rico, um dos músicos lhe deu uma harpa. James aprendeu a tocar a harpa sozinho. Sabia muitas canções populares de cor, mas o que realmente o fazia sentir a vida valer à pena era compor.

Compôs muito com o passar do tempo, e já rei convocou todo o povo para vê-lo tocar. A multidão, obrigada a ir, era grande e se amontoava sob a sacada real. O rei começou a tocar. O povo se assustou com a música do rei. A música do rei era pior que a de um disco solo do Mick Jagger.

A multidão começou a diminuir. Voltavam para suas casas e tentavam esquecer o que tinham ouvido. Alguns continuavam assistindo, apenas pelo prazer bizarro da cena. Os servos de James, depois do fim do concerto, o aplaudiram e elogiaram muito.

Para James, um grande músico. Para o povo, um rei maluco. O talento estava apenas nos olhos de James. Mas James, o rei, era cego.

6 comentários:

  1. Vc sumiu, mas qd apareceu veio com otimos textos!!!
    Tb acho q tudo é relativo, depende do ponto de vista! =P

    ResponderExcluir
  2. Jacir foi uma boa alegoria para "não se pode agradar todo mundo".
    :)

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que ele era cego, pois se ele fosse um ditador tirano, o povo mesmo assim poderia ter ido embora.

    Ele não ia ver mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Acantha4:26 PM

    A cegueira está nos olhos de quem não vê?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8:48 PM

    Minha Rainha Pomba Gira Maria Padilha das Sete Encruzilhadas vá até ONDE ESTIVER (l) e faça com que ele não descanse enquanto não falar comigo, que assim seja, pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes da água, invoco as Treze Almas Benditas pela força dos corações sagrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde está neste momento (l)e traga o seu espírito até mim, amarrando-o definitivamente ao meu. Que seu espírito se banhe na essência do meu amor e me devolva o amor em dobro. Que (l). jamais deseje outra mulher e que tenha olhos só pra mim... E que assim seja!

    SALVE POMBA GIRA MARIA PADILHA RAINHA DAS SETE ENCRUZILHADAS! TE PEÇO!
    ASSIM: AGORA GIRA, VAI MULHER GIRAR AO MEU FAVOR TRAZENDO (l) PARA mim, PEDINDO ASSIM... Ar move, fogo transforma, Ar move, Fogo transforma, Água forma, Terra cura, E a Roda vai girando, vai girando, E a Roda vai girando, vai trazer (l)de volta o mais rápido possível para perto de mim, q não queira a outra mulher, que sinta-se bem só ao meu lado. Que ele sinta a minha falta e venha ao meu encontro e me peça para que eu nunca o abandone. Que (l)sinta tesão somente por mim e não consiga mais parar de pensar em nós dois eu e ele, g (l) juntos. Assim seja e assim será. Salve Pomba Gira! Salve SETE SAIAS! Salve suas irmãs, Maria Mulambo, Maria Padilha, Arrepiada, e todas as outras da falange! Salve SETE SAIAS! Minha boa amiga, mulher de 7 exus, defensora das mulheres! Salve SETE SAIAS! Minha boa e gloriosa princesa! Conheço a tua força e o teu poder, te peço que atenda o seguinte pedido: que l) não durma se não tiver a certeza que estamos juntos; Que o corpo de (l) queime de desejo por MIM; Que o desejo de (l) por mim o deixe cego para outras mulheres, que elas não consigam mais vê-lo como homem; Que OUTRAS mulheres nunca consigam fazer com que (l) sinta desejos para com elas e, prazer, somente EU terei esse poder; Que (l) DEIXE de vez de amar, beijar e abraçar QUALQUER mulher e Me assuma em seu coração. Afaste dele as OUTRAS mulheres, que elas não o desejem mais também. Que (l) me procure a todo instante, HOJE, AGORA, desejando estar ao meu lado, QUE ESTEJA COM SAUDADES, que (l) sempre tenha a minha imagem em seu pensamento em todos os momentos DO SEU DIA. AGORA, COM QUEM ESTIVER, ONDE ESTIVER você (l) Irá PARAR PORQUE O seu PENSAMENTO ESTARÁ EM MIM. Ao deitar, ao acordar, que tenha sonhos comigo fazendo assim com que me ame a cada dia mais, SE TIVER DORMINDO QUE ACORDE COM SAUDADES DE MIM. Que sinta prazer somente EM ouvir a minha voz. Faça (l) sentir por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por NENHUMA OUTRA e nunca sentirá. Salve SETE SAIAS! Minha boa e gloriosa princesa pelos 7 exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (l) nos 7 nós de suas saias e nos 7 guizos de sua roupa para mim. Agradeço por estar trabalhando a meu favor. Vou divulgar SEU nome em troca deste pedido de trazer (l) HOJE E SEMPRE COMIGO, para que ele se torne meu e largue a outra prá sempre e ficar só comigo e ainda hoje pense em mim e me ligue e retorne logo, pois não conseguirá ficar longe de mim, pois terá medo de me perder, que venha dizendo que me quer sempre junto dele.
    Assim seja e assim será! E assim está feito!

    ResponderExcluir

Amar é frustrar

Pais machucam filhos. Essa é uma lei da natureza tão certeira quanto a de que pais botam filhos no mundo. Duas certezas biológicas: a da ...