Postagens

Mostrando postagens de Março, 2008

Motivação

Magda admirava a avó como só a avó poderia ser admirada. Negra, alta, imponente e doce, muito doce, casou com um jovem empresário quando moça e, hoje viúva, passa os dias conversando com a neta - e retribuindo a admiração: adorava ver que sua paixão resultou, tantos anos depois, na criança que escutava suas histórias tão atenta.
- Vovó, como a senhora conheceu o vovô?
"Boa história", pensou a avó. Sentou-se ao lado da neta para contar.
- Bem, quando eu vim para a cidade, era muito ingênua, Magda. Eu pensava que seria como era no interior, na cidade onde eu cresci. Você pedia um emprego, ganhava, e se trabalhasse bastante, ficaria rica. Mas não foi assim. Cheguei querendo estudar, querendo tanta coisa, e tudo era tão difícil, Magda, tão difícil... Não fosse a ajuda de uma pessoa, eu ia até acabar dormindo nas ruas.
"Lá vem alguma história heróica", pensou Magda, "a vovó é admirável", e pediu:
- E essa pessoa era o vovô?
- Não, mas me levou a conhecer o seu avô.…

O Abismo

Éramos o abismo, nos tornamos o abismo com o tempo. Nem sempre fomos, éramos unidos. Olho no olho, frente a frente até que as primeiras frentes frias vieram e nos encolhemos cada um ao próprio canto. Mas ainda próximos. Cantávamos melodias diferentes, mas cantávamos juntos, e ainda nos encarávamos.

Presenciávamos o afastamento, via-mo-lo aparecer lentamente como o crescimento de um filho, mas era natural. Nenhuma aproximação é eterna, sabíamos. E quem tem motivo pra conversar a vida toda? O assunto acaba, e dá lugar a coisas melhores como a frieza íntima de quem já se conhece mais do que deveria.

Menos próximos, mas lado a lado. Talvez fosse a educação, cúmplices não são tão educados quanto éramos. Nos desculpávamos demais, nos feríamos de menos. É o perdão que passa a doer quando não conversamos.

Mas a distância crescia devagar como supúnhamos que deveria ser, éramos distantes como deuses um ao outro, como distantes supúnhamos que Deus fosse. Éramos a névoa um do outro, a expectativa c…