Quem passa a vida pulando entre uma cordinha de sanidade mental e outra, como um Tarzan tentando não cair num matagal de loucura, sabe de duas coisas: um, a próxima crise sempre vem; e dois, você pode prevê-la.
Os sinais são claros.
Você começa a sentir uma coisa que não é bem a crise, mas sim o prenúncio da crise, como uma dorzinha no pescoço precede uma crise de enxaqueca.
Fecha os olhos e enxerga, de leve, a imagem de si mesmo na cama, como se já estivesse com o pensamento de terror ao pensar em levantar no outro dia - mas o pensamento ainda não está lá. Você só tem a imagem dele.
Sente o seu cheiro. Escuta seus passos.
A crise vem, você sabe que ela vem.
--
Os pensamentos negativos surgem e desparecem como os faróis de um carro que cruza o seu caminho à noite. Sussurros se divertem ao lhe torturar dizendo "está tudo dando errado" no seu ouvido pra depois sair correndo.
E você ainda está bem.
Você está funcionando, você ainda consegue acreditar que o próximo dia pode ser bom.
Mas a crise vem, você sabe que ela vem.
--
Você tenta fazer algo a respeito.
Tenta agendar uma saída com os amigos, uma corrida no parque, um macarrão com queijo e um copo de vinho, qualquer coisa que tire a sua cabeça da sensação de que a qualquer momento um avalanche vai acontecer te soterrando em toneladas de depressão acumulada.
Tenta dizer pra si mesmo "coisa da minha cabeça". Tenta racionalizar e pensar que, quem sabe, perceber que esses sinais todos são sinais pra você se controlar um pouco mais e evitar que a crise venha. Não é pra isso que serve aprender a ler os sinais?
Ainda assim, você se prepara.
Porque a crise vem, você sabe que ela vem.
--
E você resiste.
Pega um livro e folheia como se conseguisse se enganar que está lendo.
Escova os dentes, toma um banho. Evita olhar demais o espelho, pra não começar a se achar uma pessoa desprezível ainda.
Ouve uma música, joga paciência. Tenta ganhar tempo.
Porque a crise ainda não começou, mas você sabe que ela vem.
E ela está vindo.
Pelo menos não vai ser de surpresa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Quem não quer ajuda não precisa ser ajudado
E o Chandler, que foi expulso da terapia? Pelo que eu vi em notícias muito pouco confiáveis, o Matthew Perry estava tratando uma adicção...


-
Quem olhar pela janela do meu apartamento, numa manhã qualquer, provavelmente me verá tomar uma xícara de café com leite e comer um pão com ...
-
Trabalho é um lugar onde você ganha dinheiro para ser infeliz, mas não tão infeliz quanto estaria se estivesse em casa sem dinheiro. Ao co...
-
Já fui extremamente intolerante com gente reclamando do próprio relacionamento. Bastava ouvir uma pessoa reclamar do casamento, meus olhos g...

Nenhum comentário:
Postar um comentário