7.10.12

Alambique

Não consigo assimilar o porquê das eleições serem chamadas de festa da democracia. É um exercício de democracia, isso sim. Se fosse festa, o álcool não seria proibido.

Agora, se fosse uma festa das boas, o álcool seria incentivado e seria eleito o candidato que virasse mais tequilas antes de vomitar.

Em caso de empate, o vômito com menos bile ganha.

--

Minha avó me disse que, quando era criança, cachaça era completamente liberada, e que essa história de proibir álcool para menores de idade surgiu muito depois. Por isso, não era raro ver uma mãe passar uma dosezinha de cachaça para o filho de cinco anos que não parava de gritar na mesa do almoço.

Por incrível que pareça, esse lado da família não gerou nenhum alcoólatra. Uma multidão de débeis mentais, alguns delinquentes, mas nenhum alcoólatra.

--

O outro lado da família sim, esse era cheio de alcoólatras. Tanto que, umas três gerações atrás de mim, tínhamos um alambique que produzia orgulhosamente o que a população paranaense chamava de "a pior pinga que eu já vi".

Se naquela época existissem pesquisas com a população pra ver como uma marca é vista, provavelmente o slogan da fábrica seria "O cachorro mijou aqui ou esse é o cheiro da pinga mesmo?".

--

Até que o patriarca morreu e deixou o alambique para os filhos. Se as eleições fossem do jeito que eu propus, provavelmente um deles seria o presidente do país, de tão bons de copo.

Eles conseguiram fazer uma série de decisões administrativas desastrosas que daria inveja ao setor de patentes de Samsung: primeiro levaram o alambique à falência, depois fizeram empréstimos enormes de agiotas, tentaram salvar o alambique apostando-o no jogo e perderam.

Até que atearam fogo no alambique, porque filho da puta nenhum tinha que meter o dedo nos negócios da família. Tenho orgulho de ter esses genes correndo em mim. Tanto os do alcoolismo quanto os da debilidade mental. Faço questão de exercitar os dois.

--

Outro gene que corre na família é o da generosidade e do incentivo à educação. Pouco tempo atrás, para colaborar numa campanha de doação de livros, meus pais doaram um raro exemplar de "Como instalar seu videocassete Phillips corretamente".

--

Compare o estilo administrativo do alambique com o da sua cidade: meus antepassados não fariam um governo melhor do que o dos eleitos democraticamente?

--

Em Pato Branco, onde eu nasci, costuma haver uma prova para selecionar os candidatos mais aptos. Todos os que pretendem ser vereadores e prefeitos são submetidos a um teste de QI.

A linha de corte é um QI de cinco pontos. Se você tem mais do que isso, não pode ser candidato.

--

Na próxima, vou lançar minha candidatura. Tenho uma visão de uma cidade de piromaníacos e bêbados, mas com capacidade de instalar equipamentos ultrapassados. Minha frase de campanha? "Flávio Voight: muito vômito, pouca bile."

4 comentários:

  1. Anônimo12:25 AM

    Eu simplesmente ADORO os teus textos. Um tom de humor que realmente me encanta. Um abraço de uma terra longínqua (:

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:03 PM

    Escapamento aberto renderá multa e apreensão de veículo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7:34 PM

      serio quando eba lkkkk quero ir ;) ahaha -_- mentira nao sou mais criança

      Excluir
  3. Anônimo7:33 PM

    vcs sao umas pessoinha tao pekenas eu sou de outro muindo minha navi esta vino pra mim pega eu vim a qui pra fazer umas pesquisa terestre sou um ete de vargina mais desculpe ai sou so uma doida varida xau

    ResponderExcluir

Popstars

É fácil entender o sucesso de programa Popstar, na Globo. Atores, apresentadores, artistas bem sucedidos em outras áreas se amontoam e se ...