15.5.17

Sobre ser amado

Eu não quero me precipitar, mas acho que estou apaixonado.

Vocês não vão conhecer ele ainda, porque a gente tá tentando manter nosso caso secreto...
Eu o conheci de um jeito inusitado. Ele tem um canal do Youtube, e ele só aparece de vez em quando nos vídeos, e tem uma personalidade bem irritante, quase parei de assistir... e aí gamei.

Ah, sim, ele é de outro país. E não faz ideia de quem diabos eu sou. E é hétero.
Mas caralhos, a gente precisa dar uma chance pro amor.

--

Pergunta pra uma pessoa que está buscando um relacionamento amoroso por que ela quer isso.
Provavelmente a resposta vai ser "Para me sentir amada".

Não acho que seja assim. O que as pessoas querem mesmo é amar.

Lindo, né? Você pensa que a pessoa tá querendo receber alguma coisa e na verdade ela está querendo dar. Pois isso é muito mais egoísta do que parece.

Amar alguém é, invariavelmente, um ato egoísta.

O amor romântico é o atalho mais fácil para uma percepção de propósito na vida. Amar alguém tem propósito. Amar alguém produz sentido, ser amado não.

--

Amar é um ato egoísta porque não admite rejeição. Você ama e pronto.
O seu amor pode ser recusado, mas seu ato de amar depende só de você.

Amar é mais simples. A transação está sob seu controle: você vai até o seu coração, pega um punhado de emoção e entrega para a pessoa.

Ser amado, por sua vez, é um risco. Ser amado é estar vulnerável.

Ser amado envolve deixar os caminhos para o seu coração abertos, para que outra pessoa consiga entrar nesse espaço e te conhecer sem filtros, ainda que esta seja sua área mais delicada e vulnerável.
Ser amado por alguém é admitir que em algum momento isso pode acabar e te fazer sentir na carne os efeitos da falta.

Precisa-se de mais maturidade para ser amado do que para amar.
Enquanto amar é depositar em alguém a expectativa de satisfação das suas expectativas, ser amado requer aceitar que você pode ser a fonte de decepção de alguém. 

--

Uma vez eu fiquei dez minutos flertando discretamente com um rapaz que me olhava fixamente num bar. Dei uma ajeitadinha na lente de contato antes de jogar um sorriso e percebi que meu pretendente era só um luminoso de propaganda de cerveja e uma cadeira virada na minha direção.
Com mais meia hora e duas tequilas, certeza, eu estaria pronto pro casamento.

É possível amar (ou pensar que ama) uma imagem inventada de alguém.
O impossível é ser amado por essa projeção. Ser amado só pode acontecer no nível cru e cruel da realidade.

--

A maior parte das pessoas não faz ideia de como agir quando são amadas.
Há quem, no primeiro sinal de estar sendo amado, multiplique a entrega de carinhos.

Como quem diz "Você me ama? Pois eu te amo mais!", cobre a pessoa de afetos, tentando evitar ser vítima de um amor que lhe faça se sentir em dívida.

Também tem quem, por se sentir uma fraude, tente desqualificar quem lhe ama com base na lógica do "Se eu sou um lixo e você me ama, ou você é burro ou também é lixo."

Olhar outra pessoa se atrair pela fraude que somos e não achar que essa pessoa é fraca ou facilmente enganável é um sinal de maturidade.

--

Retribuir o amor que se recebe é mais difícil do que amar de graça.
Amar em retribuição ao amor que alguém lhe deu é uma forma de aceitar que seus defeitos sejam aceitáveis.

O jogo das projeções é complexo e sem fim, mas conhecer e pensar que conhece alguém, sentir-se conhecido e sentir-se a ilusão de alguém são partes essenciais de como a gente consegue experimentar o amor. 

Permitir ser amado é superar a baixa autoestima, é aceitar ser vulnerável, é aceitar que ser adulto também é se desmontar por outra pessoa de vez em quando.

Se você está nesse estado e outra pessoa superar o egoísmo de amar sozinha e aceitar ser amada também, a festa está pronta.

--

O que eu quero dizer é que, se eu sumir por um tempo, é porque eu fui preso nos Estados Unidos por aparecer pelado no quarto de um youtuber.

Por favor me ajudem com a fiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popstars

É fácil entender o sucesso de programa Popstar, na Globo. Atores, apresentadores, artistas bem sucedidos em outras áreas se amontoam e se ...